Dez maneiras de reduzir as devoluções no seu site de comércio eletrônico

As devoluções de produtos frequentemente acabam sendo uma despesa inesperada considerável em uma empresa de comércio eletrônico. As devoluções são esperadas quando um cliente é incapaz de provar um produto ou testá-lo pessoalmente, mas há várias maneiras de reduzir as devoluções no seu site de comércio eletrônico. Eu fiz uma lista das 10 maneiras como os comerciantes eletrônicos podem economizar dinheiro, aumentar a satisfação dos clientes e conquistar a sua confiança, gerando uma fidelidade nos clientes por toda a vida.

blogpic-1024x679-300x198 Dez maneiras de reduzir as devoluções no seu site de comércio eletrônico

Vamos examinar o que você pode fazer pela sua loja on-line para garantir que os clientes fiquem satisfeitos com seus pedidos.
1. Otimize as descrições dos produtos
Antes de tudo, evite usar as descrições escritas pelos fabricantes dos produtos. Você deve descrever o item tão bem que seus clientes poderão quase que senti-lo através da tela. Seja claro sobre caimento, tamanho, material, etc. Se você tem um modelo usando os seus produtos, lembre-se de informar a altura, peso e outras dimensões para que os clientes possam entender o caimento do produto neles. Saiba mais sobre como escrever descrições de produto no post do meu blog: Como escrever descrições de produto que aumentam as vendas e melhoram o SEO.

2. Aprimore as fotos dos produtos
A exibição visual dos seus produtos é muito importante, mas você não quer iludir os seus clientes. Verifique se as fotos não estão editadas em excesso ou se representam o seu produto de forma imprecisa. Ofereça aos clientes o recurso de fazer zoom das imagens, mostre uma imagem em 360 graus, etc. Faça uma rápida leitura de um dos meus posts de blog de comerciantes favoritos, Aprimore as fotos dos produtos de sua loja on-line: os cinco enganos que você não quer cometer.

3. Use análises de produtos
As análises dos clientes têm grande valor para os compradores on-line. Elas oferecem uma opinião honesta sobre o produto e os clientes podem responder perguntas que você não respondeu. Verifique se as análises dos clientes estão bem visíveis no seu site e lembre-se de que você pode gerenciar as análises para que as favoráveis superem as desfavoráveis. Leia mais em Porque todos os comerciantes on-line deveriam usar análises de produtos.

4. Ofereça um atendimento ao cliente acessível
Os seus clientes devem poder entrar em contato com você imediatamente durante o processo de pagamento no caixa. Os comerciantes on-line devem oferecer alguma forma de contato, seja um bate-papo via texto, um número de telefone ou uma chamada de vídeo. Esse recurso permitirá que os clientes façam perguntas antes de tomar a decisão de compra.

5. Perguntas frequentes e consultas dos clientes
É importante revisar as perguntas frequentes e as consultas dos clientes para verificar se há uma pergunta comum sobre produtos específicos. Examine essas perguntas dos clientes e não deixe de incluir as respostas nas descrições dos produtos para evitar devoluções e reduzir o número de perguntas que um cliente pode ter sobre o produto.

6. Entregue no prazo com rastreamento
A satisfação dos clientes é um dos principais motivos para a devolução dos produtos. Se você entregar os pedidos dos clientes no prazo e oferecer recursos de rastreamento, reduzirá o desapontamento não relacionado ao produto analisado.

7. Verifique os pedidos antes da entrega
Muitos clientes tendem a se esquecer disso. Se você verificar a precisão e a integridade dos pedidos dos clientes antes da entrega, reduzirá o número de devoluções por motivo de erros internos. É um conceito simples, mas você ficaria surpreso com o número de comerciantes que enviam as compras sem fazer uma verificação final.

8. A embalagem é um diferencial
Se você está enfrentando um número grande de devoluções de produtos danificados ou de clientes insatisfeitos, pode ser um bom momento para analisar a embalagem de entrega. As roupas estão chegando amarrotadas? Os artigos de vidro estão chegando trincados? Avalie as embalagens para verificar se há alguma coisa que pode ser feita para tornar a compra recebida mais atraente. A embalagem diz muito sobre a empresa e você deve mostrar aos clientes que investe o tempo necessário para embalar cuidadosamente os itens com carinho e atenção.

9. Funil de pagamento no caixa
Este pode ser um bom momento de reavaliar o funil de pagamento no caixa. Os seus clientes têm oportunidade de revisar o pedido antes de pagar no caixa? Analise os produtos devolvidos e verifique se o cliente usou pagamento expresso no caixa. Há muitos benefícios em fazer o pagamento rápido no caixa em uma única página, mas muitas vezes nos esquecemos de que os pagamentos no caixa em várias páginas permitem que os clientes tenham certeza de estar comprando o produto certo. Se o pagamento expresso no caixa está prejudicando sua empresa, pode ser necessário fazer algumas alterações no funil de pagamento no caixa.

10. Entenda as devoluções
Os comerciantes on-line devem desenvolver um sistema para produtos devolvidos. Se um produto está sendo constantemente devolvido, pode ser um bom momento para aprimorar a descrição ou as fotos do produto para retratarem o item com precisão. Se as devoluções continuarem, remova o item do seu estoque. Evite devoluções futuras de qualquer produto investindo tempo para descobrir por que os clientes não gostaram do produto ou porque se enganaram ao especificar o tamanho, a cor, o material, etc.

Não deixe de examinar essas maneiras simples de reduzir as devoluções no seu site de comércio eletrônico e mantenha os seus lucros no lugar certo: no seu bolso! Leia os posts de blog que compartilhei para obter mais detalhes sobre as várias maneiras de aumentar as vendas e reduzir as devoluções.

Deixe uma resposta